Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste - Juiz de Fora/MG

Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste - Juiz de Fora/MG

SAMU realiza 2° parto em menos de 72h

O SAMU participou de mais um parto nesta madrugada (20), em Juiz de Fora. Por volta de 4h30, a equipe recebeu um chamado da Casa da Cidadania, equipamento da Prefeitura para atendimento a moradores em situação de rua. No local, a moradora Cleyde Aparecida de Protasso Silva, 44 anos, já tinha iniciado trabalho de parto, que foi assumido pelo técnico de enfermagem do SAMU, Carlos Adriano de Almeida, com auxílio do condutor socorrista, Giovane Amorim Dias. Cleyde deu à luz a uma menina, seu nono filho.

 
Mãe e filha foram encaminhadas para a Hospital Maternidade Therezinha de Jesus. “Tomamos os procedimentos tantas vezes treinado nesses casos. Estabilizamos o bebê, cortando o cordão e aquecendo com a manta térmica, verificando seus sinais vitais. Depois atendemos a mãe e auxiliamos com a placenta”, explicou Carlos Adriano.

 
A ocorrência aconteceu pouco mais de 48 horas após a ação do SAMU que salvou a vida do bebê de uma grávida de 9 meses, Ana Claudia da Silva, 26 anos, assassinada na Favela do Rato. Naquela oportunidade, ao chegar ao local, o médico da equipe do SAMU, Helton Forastieri Filho, encorajado pela enfermeira Luana Lopes, teve que decidir rapidamente pelo parto, já que a mãe estava em parada cardíaca e sem condições de reversão. “Eu tive que ter um pouco de calma, afinal não sou obstetra e sim clínico-geral. Mas fui encorajado pela enfermeira que estava acompanhando o nosso trabalho e nos auxiliou bastante”, afirmou, detalhando como foi feito o procedimento de animação também do bebê, que encontra-se em situação estável no HMTJ.

 
Além de Helton e Luana, integraram a equipe do SAMU a acadêmica de medicina, Lorena Galdino, e o condutor socorrista Antônio Ferreira.