Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste - Juiz de Fora/MG

Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste - Juiz de Fora/MG

CISDESTE realiza assembleia ordinária

Em assembleia realizada na tarde desta quarta-feira (11), representantes dos municípios que compõem o CISDESTE aprovaram, por unanimidade, a prestação de contas do consórcio para o exercício de 2017. Coordenada pelo presidente Honorio de Oliveira, prefeito de Bicas, a reunião contou com explanação das atividades da instituição e ampla participação das cidades da região abrangida. O presidente destacou a parceria com todos os envolvidos: “É um momento muito importante de transparência e demonstração do trabalho realizado com muita competência pela equipe administrativa, que mantém os pagamentos em dia mesmo em tempos de crise financeira no estado e no país”.

 

De acordo com o secretário-executivo, Denys Arantes Carvalho, o resultado obtido é fruto de uma atuação dedicada de toda a equipe, a partir de um planejamento executado que se traduz em melhoria de estrutura de custos, desenvolvimento de pessoas, expansão de receitas, entre outros benefícios. “É uma equipe que trabalha 25 horas por dia para garantir essa excelência nos serviços prestados”, completou. O secretário aproveitou a oportunidade para apresentar demonstrativo de compras e licitações e relatar levantamento de atuação do Núcleo de Educação Permanente, que realizou 133 eventos no período em toda a região.

 

Em sua apresentação, a assessora contábil do Cisdeste, Márcia Maria Pimentel Mendes, ressaltou a gestão eficiente do consórcio com equilíbrio das contas, com a execução orçamentária e financeira publicada na internet em tempo real.

 

Presente ao encontro, o prefeito de Astolfo Dutra, Bruno Ribeiro, elogiou a transparência com que todos os temas foram tratados. “É uma característica desse trabalho do Cisdeste”, afirmou. O prefeito de Laranjal, Sudário Amorim, argumentou que a atuação do SAMU é fundamental para o seu município, antecipando inclusive que pretende promover melhorias na base instalada na cidade. “O SAMU é uma benção para nós”, emendou. O secretário de saúde de Visconde do Rio Branco, Thiago de Castro, também elogiou o comprometimento do SAMU e o quanto foi importante para o atendimento pré-hospitalar aos cidadãos do município. Ao final da assembleia ordinária, o presidente Honorio de Oliveira avaliou como muito positiva a discussão.  “Essa integração só fortalece os prefeitos, dando a eles mais poder de reivindicação. Quanto mais informação, mais força”, avaliou.

 

Consórcio assina parceria com a UFJF

 

Durante a assembleia, o presidente do CISDESTE, Honorio de Oliveira, assinou acordo de cooperação com a UFJF, que vai possibilitar atividades relacionadas de ensino, pesquisa e extensão com estudantes, aproveitando a atuação do consórcio na região. O convênio será destinado a estagiários de todos os cursos da universidade, podendo ser aproveitado pelos municípios consorciados. “Esse acordo beneficia não somente os cursos relacionados à área de saúde, o que vai também ajudar a ampliar ainda mais o trabalho do Cisdeste em busca de um melhor atendimento à população”, explicou Honorio.

 

O presidente também relatou sobre o movimento construído, também através do SAMU, para reivindicar melhorias na BR-267, que liga boa parte dos municípios atendidos pelo Cisdeste. O documento, assinado por vários prefeitos da região, já produziu como resultado o agendamento de uma audiência com o ministro dos transportes, em Brasília, no próximo dia 25. “Todos os prefeitos estão convidados a participar”, concluiu.