Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste - Juiz de Fora/MG

Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste - Juiz de Fora/MG

CISDESTE capacita profissionais de saúde de JF

Uma parceria entre o CISDESTE e o Hospital de Pronto Socorro de Juiz de Fora, através dos Núcleos de Educação Permanente das duas instituições, possibilitou uma capacitação dos profissionais de saúde do município para o atendimento de urgência e emergência. As atividades ocorreram desde o mês de novembro e envolveram mais de 640 profissionais capacitados em oficinas, palestras, simulações e workshops realizados no auditório do HPS.

 

O objetivo da capacitação foi possibilitar ao profissional condições para avaliação da pessoa em risco de vida e início das primeiras medidas para estabilização, com o direcionamento adequado ao paciente. As ações foram desenvolvidas pela equipe do NEP do CISDESTE. “A união entre o NEP do HPS e o NEP do SAMU conseguiu uma grande façanha: em nove dias de treinamento, foram capacitados 640 profissionais de saúde com o objetivo único de melhorar a qualidade do atendimento aos moradores de Juiz de Fora, salvando vidas”, comemorou o coordenador do NEP/HPS, Alessandro Teixeira Moraes.

 

O coordenador de enfermagem do CISDESTE, Júlio César Oliveira de Andrade, também destacou a iniciativa, que já é desenvolvida pelo SAMU em outros municípios da região ao longo de todo o ano. “O feito alcança as necessidades do projeto, que são permanentes, de capacitação das equipes municipais de saúde. No caso de Juiz de Fora, isso envolve muita gente e uma grande estrutura que foi possibilitada pelo HPS”, explicou.

 

As atividades envolveram gerentes de unidades de saúde, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores, agentes comunitários de saúde e voluntários. Todos receberam orientações de suporte básico de vida, com oficinas de abordagem teóricas e práticas, manobras de desengasgo de adultos e crianças, reanimação cardiopulmonar e emergências clínicas e traumáticas, entre outras ações.